"...reforça a importância da prevenção em áreas de rios, alertando para os riscos de afogamento, especialmente em locais com correnteza, profundidade variável e ausência de pontos de salvamento aquático"
Domingo 25/01/26 - 18h45Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, por meio do 6º Pelotão de Bombeiros Militares de Janaúba, atendeu, no dia 25/01/2025, uma ocorrência de afogamento no Rio Mosquito, no município de Porteirinha/MG.
A guarnição foi acionada para prosseguimento nas ações de busca e salvamento de uma pessoa desaparecida, do sexo feminino, identificada pelas iniciais B. M. N. S.
A ocorrência teve início após informações de que a vítima havia sido vista se deslocando em direção ao rio, sendo localizados, às margens, pertences pessoais e marcas de pegadas, além de registros de câmeras de segurança que indicavam o trajeto até o local.
Após o dimensionamento da cena e avaliação de risco, os militares iniciaram os trabalhos de busca subaquática, empregando técnicas de mergulho livre, com uso de nadadeiras e snorkel, realizando varreduras em pêndulo e em zigue-zague.
Em seguida, foi utilizado mergulho autônomo com equipamento de respiração autônoma (SCUBA), conforme os protocolos operacionais do CBMMG.
Após cerca de 40 minutos de operação, o corpo da vítima foi localizado submerso, a aproximadamente 50 metros do ponto indicado pelos pertences encontrados à margem do rio.
Diante da constatação, o local foi isolado e a Perícia da Polícia Civil foi acionada para adoção das medidas legais cabíveis. Concluídos os trabalhos periciais, o corpo foi liberado e repassado à funerária de plantão.
A Polícia Militar de Minas Gerais também compareceu ao local, prestando apoio à ocorrência e auxiliando na segurança da área.
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais reforça a importância da prevenção em áreas de rios, alertando para os riscos de afogamento, especialmente em locais com correnteza, profundidade variável e ausência de pontos de salvamento aquático.
***
9h26m, segunda-feira, do jornal Estado de Minas, de BH:
Bombeiros resgatam corpo de mulher no Rio Mosquito
Mulher estava desaparecida desde o último sábado. Seus pertences foram encontrados na margem do rio
Ivan Drummond
O corpo de uma mulher de 25 anos foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros, no final desse domingo (25/1), no Rio Mosquito, em Porteirinha, no Norte de Minas Gerais.
A vítima estava desaparecida desde a manhã de sábado, quando saiu de casa para nadar. Como não retornou até meados da tarde, os familiares registraram uma queixa de desaparecimento.
A primeira guarnição dos bombeiros foi até o Rio Mosquito e encontrou os chinelos e pertences da vítima, na areia, nas margens do rio. Uma busca foi iniciada imediatamente e interrompida ao anoitecer.
As buscas foram retomadas na manhã de domingo. A operação contou com mergulhadores dos bombeiros. Depois de 40 minutos de operação, o corpo da vítima foi localizado submerso, a aproximadamente 50 metros do ponto indicado pelos pertences encontrados à margem do rio.
Peritos da Polícia Civil estiveram no local e em seguida, o corpo foi liberado para uma funerária.


