Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 22 - segunda-feira, 1 de março de 2021

Prefeito de M. Claros toma a vacina e justifica-se: “achei a sugestão [de tomar a vacina] boa, já que tenho 86 anos e estou há 10 meses em reclusão". Prefeitura diz que "daqui a 15 dias está prevista a chegada de outras 9 mil doses, referentes à segunda dose"

Quarta 20/01/21 - 16h51


Divulgação da Prefeitura de M. Claros:

" Prefeitura inicia oficialmente a vacinação em Montes Claros - Montes Claros vive um momento histórico. Depois de ter sido, na terça-feira, a primeira cidade do interior de Minas a receber a vacinação contra o coronavírus, o Município realizou nesta quarta, 20 de janeiro, o início oficial da imunização local. Durante o evento, acompanhado por toda a imprensa da cidade, foi vacinada uma técnica de Enfermagem que atua na linha de frente do combate à doença, além do prefeito de Montes Claros, Humberto Souto.
Primeira profissional de Saúde a receber a imunização em Montes Claros, Maria Rosimar Soares Ferreira tem 56 anos de idade e, há 23, atua como técnica de Enfermagem. Atualmente, Maria trabalha no Pronto Atendimento Municipal Alpheu de Quadros, onde lida diariamente com pessoas infectadas pelo coronavírus, ou com suspeita da doença. Ela acredita que vacinação significa o início de um novo tempo, não só pra ela, mas pro mundo. “Tenho uma mãe cardiopata, com 84 anos. Quando chego do plantão, só vou ter contato com meus familiares depois de 12 horas. Isso dói, psicologicamente. Nós, brasileiros, gostamos muito de abraçar, e a gente está precisando demais da conta. A vacina, pra mim, são abraços, na ponta de uma agulha”, resumiu, visivelmente emocionada.
Depois dela, foi a vez do prefeito, Humberto Souto, tomar a primeira dose do imunizante. Ele explica que sua decisão de ser um dos primeiros da cidade a se vacinar foi motivada pela necessidade de dar o exemplo à população, principalmente aquela parcela que ainda está receosa com a nova vacina, que vem sendo alvo de muitas fake news: “achei a sugestão [de tomar a vacina] boa, já que tenho 86 anos e estou há 10 meses em reclusão. A vacina foi aprovada pela Anvisa, que é uma entidade séria, sem influência política. Achei que o meu exemplo poderia convencer as pessoas que ainda têm dúvida se deveriam tomar a vacina. Eles podem pensar: ‘o prefeito tem 86 anos e se vacinou, porque não vou vacinar?’.
Montes Claros recebeu, na primeira remessa, cerca de 9.500 doses da vacina, insuficientes para atender o grupo da primeira fase, composto por idosos em instituições de longa permanência e profissionais da Saúde, que totalizam mais de 21 mil. Assim, optou-se por priorizar apenas os idosos e os profissionais que atuam na linha de frente do combate à doença. Daqui a 15 dias está prevista a chegada de outras 9 mil doses, referentes à segunda dose.
A secretária municipal de Saúde, Dulce Pimenta, lembrou que a pessoa só se torna imune após a aplicação da segunda dose, e portanto ninguém pode esquecer dos cuidados com a doença, evitando aglomerações, usando máscara e mantendo as mãos sempre limpas com álcool em gel."