Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - domingo, 5 de maio de 2024

Polícia confirma que suspeito de esfaquear Bolsonaro é de M. Claros (mas residente em J. de Fora), de 40 anos, solteiro, que sofreu tentativa de linchamento. Palácio do Planalto é informado de que estado do candidato é grave. Filho pede orações. Hospital confirma que artéria foi atingida e há indicações de que recuperação será demorada

Quinta 06/09/18 - 17h03

Sites dos principais meios de comunicação do Brasil já confirmam que o suspeito de esfaquear o deputado Bolsonaro em Juiz de Fora, nesta tarde, é um homem de 40 anos (nascido em maio de 1978, 1ª foto), solteiro, natural de Montes Claros, MG. Há meses morava em Juiz de Fora, trabalhando como garçom, embora formado em pedagogia, provavelmente em Uberaba, onde morou. Não vinha a M. Claros há pelo menos 3 anos.
PROCESSO
Um dos sites acaba de divulgar: "Adélio Bispo de Oliveira, o acusado de esfaquear Jair Bolsonaro, é reclamante em um processo trabalhista que corre na 3ª Vara do Trabalho da cidade mineira de Montes Claros, revelou uma fonte de O Antagonista".
FIGADO
A última notícia vinda de Juiz de Fora fala que o candidato passa por cirurgia por laparoscopia, depois de atingido no fígado. O quadro é descrito como não grave. O suspeito foi espancado pela multidão .
CONTRA
Outros sites nacionais começam a levantar a vida do acusado, de M. Claros. Ricardo Noblat, um dos analistas políticos mais antigos do Brasil, dá a seguinte informação:- Adélio Bispo de Oliveira, o agressor de Bolsonaro, diz em sua página no Facebook que apoia o comunismo e é contra a maçonaria. Acusa Bolsonaro de ser apoiado por clãs maçônicos. Culpa a maçonaria pela metade dos assassinatos, este ano, no Brasil. Chama de "sistema satânico".
ADVOGADO
O site O Antagonista também disse que conversou "por telefone com Pedro Tiago Oliveira Santos, advogado de Adélio no caso". Segundo o site, o advogado disse:
“Acabei de ver a foto do meu cliente aqui na televisão. Tomei um susto. É algo que me surpreende bastante, porque ele parece ser uma pessoa tranquila. Sou advogado, era algo estritamente profissional, só falávamos do processo, mas ele nunca demonstrou qualquer coisa em sua personalidade que me chamasse a atenção nesse sentido.”
PROCESSO
O advogado, diz o site, informou que os contatos com Adélio terminaram no ano passado: “Era um processo que envolvia o não pagamento de verbas indenizatórias por parte da empresa que ele tinha saído”.
NOTA
A Santa Casa de Juiz de Fora divulgou a seguinte nota:
"O paciente Jair Messias Bolsonaro deu entrada no hospital por volta das 15h40 com uma lesão por material perfurocortante na região do abdômen. Ele foi atendido na urgência, passou por um exame de ultrassonografia e agora está no Centro Cirúrgico". (A segunda foto é de Bolsonaro na sala cirúrgica).
PREOCUPA
Pouco antes das 18h, passaram a circular informações de que o ferimento de Bolsonaro não seria de pouca gravidade. Há versões, não confirmadas oficialmente, de que 3 cirurgiões estão com ele na sala de cirurgia, e que o sangramento não estaria controlado, ocasionando quedas na pressão. Há versões de que o estado é mesmo grave.
GRAVE
Depois das 18h, o Palácio do Planalto passou a trabalhar com a informação de que o estado de saúde de Bolsonaro é delicado.
ORAÇÕES
Quase no mesmo horário, o filho de Bolsonaro e candidato ao Senado, Flábio Bolsonaro, postou numa rede social mensagem pedindo orações por seu pai:
"Infelizmente foi mais grave que esperávamos. A perfuração atingiu parte do fígado, do pulmão e da alça do intestino. Perdeu muito sangue, chegou no hospital com pressão de 10/3, quase morto... Seu estado agora parece estabilizado. Orem, por favor!"
ARTÉRIA
Importante artéria foi atingida pelo golpe, revelou a seguinte nota da Santa Casa de Juiz de Fora, no começo da noite: “Laparoscopia descartou lesão hepática. Constatou lesão da artéria mesentérica superior, que foi reparada, lesão transfixante do cólon transverso (intestino grosso) que foi reparada, e três lesões em intestino delgado, também reparadas. Bolsonaro encontra-se estável, com pressão arterial normal e sem risco iminente de morte. Hemorragia controlada até o momento.”
S. PAULO
O principal hospital de S. Paulo, o Sírio Libanês, enviou uma equipe a Juiz de Fora. Vai avaliar se o estado de Bolsonaro permite sua remoção para a capital paulista. Médicos acreditam que dificilmente ele terá condições de retomar à campanha presidencial.
DEIXOU
Por volta das 20 horas, terminou a cirurgia e Bolsonaro deixou o bloco cirúrgico e foi encaminhado à UTI da Santa Casa. Não há informação se os médicos colocaram uma bolsa externa no seu intestino, sinal de que a recuperação pode ser mais demorada do que se imaginava.
SEGUNDO
No começo da noite, a BBC na edição brasileira informou: "Por volta das 20h, a Polícia Militar informou que uma segunda pessoa foi presa por incitação à violência - ela teria incentivado ataques aos apoiadores de Bolsonaro. Segundo a PM mineira, não há informações sobre o envolvimento desta segunda pessoa no atentado".
RISCO
O grupo médico da Santa Casa de Juiz de Fora que realizou cirurgia admitiu que Bolsonaro passa por risco de vida:
"Todas as lesões têm risco de vida", disse o cirurgião em coletiva à imprensa. A família pediu que junta médica do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, acompanhe Bolsonaro em Juiz de Fora.
REAGINDO
Cirurgião informou que Bolsonaro passou por uma cirurgia grande na barriga. "Ele teve hemorragia interna grave, mas está em estado estável agora e respírando espontânea. Mas claro que tudo pode mudar, mas Bolsonaro está reagindo", disse.
PEDAGOGIA
O suspeito preso pelo esfaqueamento, nascido em M. Claros mas atualmente residente em Juiz de Fora, seria formado em pedagogia, em Uberaba. Esteve filiado ao PSOL entre 2007 e 2014. Tem anotações na polícia em 2013 por lesão corporal.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais