Na tarde de domingo: "A fumaça intensa podia ser vista a quilômetros de distância. (...) O fogo destruiu pastagens, plantações e atingiu a rede elétrica, queimando postes e deixando sem energia as comunidades de Campo Limpo e Roça Velha". (Veja imagens no @montesclaroscom, o Instagram da 98FM, no facebook Montesclaroscom Radiomoc e no whatsapp montesclaros.com)
Segunda 29/09/25 - 6h03
Na tarde deste domingo (28/09), por volta das 14h, o Corpo de Bombeiros de Bocaiúva foi acionado para combater um incêndio em vegetação no Povoado de Campo Limpo, zona rural do município, a cerca de 18 km da cidade. A fumaça intensa podia ser vista a quilômetros de distância.
Ao chegarem ao local, os militares constataram diversos focos de incêndio em área de vegetação seca que avançavam em direção às residências.
Utilizando equipamentos de proteção individual e ferramentas específicas para combate a incêndios florestais, a equipe, com o apoio de moradores da comunidade, conseguiu conter as chamas após intenso trabalho.
Em seguida, foi realizado o rescaldo para evitar possíveis reignições.
O fogo destruiu pastagens, plantações e atingiu a rede elétrica, queimando postes e deixando sem energia as comunidades de Campo Limpo e Roça Velha.
Ao todo, cerca de quatro hectares de vegetação foram consumidos pelas chamas.
A operação durou aproximadamente três horas.
O Corpo de Bombeiros reforça que, durante o período de estiagem, a população deve evitar o uso do fogo na limpeza de terrenos. A vegetação seca favorece a rápida propagação das chamas, colocando em risco áreas rurais e urbanas. Em situações de emergência, o telefone de contato é o 193.
***
8h36m, segunda-feira, do jornal O Tempo, de BH:
Incêndio destrói vegetação e plantações e deixa moradores sem energia em povoado de Bocaiuva
O incêndio destruiu pastagens, plantações e atingiu a rede elétrica, queimando postes e deixando sem energia as comunidades de Campo Limpo e Roça Velha. Aproximadamente quatro hectares de vegetação foram consumidos pelas chamas
Na tarde deste domingo (28/09), por volta das 14h, um incêndio em vegetação atingiu o povoado de Campo Limpo, zona rural de Bocaiuva, a cerca de 18 km da cidade.
A fumaça intensa podia ser vista a quilômetros de distância.
O fogo se espalhou rapidamente pela vegetação seca e avançou em direção às residências.
Com ajuda de moradores, as chamas foram controladas após horas de trabalho, seguido do rescaldo para evitar novas reignições.
O incêndio destruiu pastagens, plantações e atingiu a rede elétrica, queimando postes e deixando sem energia as comunidades de Campo Limpo e Roça Velha.
Aproximadamente quatro hectares de vegetação foram consumidos pelas chamas.
As autoridades reforçam que, durante o período de estiagem, é essencial evitar o uso do fogo na limpeza de terrenos, pois a vegetação seca favorece a propagação rápida das chamas, colocando em risco tanto áreas rurais quanto urbanas.
Em casos de emergência, o contato deve ser feito pelo telefone 193.