Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - domingo, 19 de maio de 2024

Comitê da Câmara dos Estados Unidos publica relatório com decisões sigilosas do STF e menciona ataque contra a liberdade de imprensa

Quinta 18/04/24 - 7h11

O Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos publicou relatório contendo decisões sigilosas do STF relacionadas ao "X" (antigo Twitter) e outras redes sociais.

O relatório, divulgado na noite de quarta-feira (17), tem maioria de membros do Partido Republicano, que aproveitaram o forte atrito entre o X de Elon Musk e o judiciário brasileiro para criticar o presidente Joe Biden.

Intitulado "O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil", o documento acusa o governo brasileiro de praticar "censura forçada" contra o X e afirma que tanto o Brasil quanto os Estados Unidos têm buscado silenciar críticos na internet.

O relatório inclui 88 decisões, sendo 51 delas emitidas pelo ministro Alexandre de Moraes, com ordens direcionadas ao X, entre 2021 e 2024.

Algumas decisões de Moraes incluem a suspensão de contas no Twitter, Instagram e Facebook, totalizando cerca de 150 contas removidas ou suspensas.

O documento destaca a importância de proteger a liberdade de expressão, afirmando que os ataques observados no exterior devem servir de alerta para os Estados Unidos.

***

✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais