Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 29 de março de 2024

Depois de M. Claros, casos da variante Delta do coronavírus são confirmados em Unaí. Jornal também cita Virginópolis

Quinta 12/08/21 - 6h14

Os novos casos da variante Delta do coronavírus no Norte de Minas:

- Depois de M. Claros, a Secretaria de Saúde do estado confirmou casos da variante em Unaí.

- Ao todo, são 11 casos em Minas.

- As amostras foram coletadas em 15 de junho e 18 de julho deste ano.

- Segundo a Secretaria, “o Observatório de Vigilância Genômica de Minas Gerais tem realizado o monitoramento semanal das variantes circulantes no estado, através da amostragem aleatória realizada em nove unidades regionais de saúde, escolhidas estrategicamente devido à localização geográfica no território mineiro, totalizando 180 amostras analisadas por semana”.

***
Jornal o Tempo, de BH:

Variante delta: quais são os sintomas mais comuns da mutação do coronavírus?
A cepa, originária da Índia, é considerada a mais transmissível das variantes catalogadas do Sars-Cov-2
Por LUCAS NEGRISOLI E LETÍCIA FONTES

Duas cidades em Minas Gerais confirmaram infecção comunitária pela variante delta do coronavírus até esta quarta-feira (11) – Virginópolis, no Vale do Rio Doce, e Montes Claros, no Norte do Estado. A cepa, originária da Índia, é considerada a mais transmissível das variantes catalogadas do Sars-Cov-2, com capacidade de infecção parecida com a de doenças como a catapora e o ebola.

Os principais sintomas ocasionados pela variante delta são febre, dor de cabeça, coriza e dor de garganta. Foi identificado que infecções causadas pela cepa costumam ter menor ocorrência de tosse e perda de paladar e olfato. Isso, em comparação a outras variantes do coronavírus, pode levar o paciente a confundir com os sintomas de um resfriado comum.

Outra característica da variante delta, conforme estudo da Fundação Oswaldo Cruz, é de que existe maior risco de reinfecção em indivíduos infectados pela variante gama e beta, respectivamente identificadas primeiro em Manaus e África do Sul.

Além de Minas Gerais, casos de infecção pela delta foram registrados no Maranhão, no Rio de Janeiro, no Paraná, em Goiás, em São Paulo, em Pernambuco e no Distrito Federal.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais