Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 28 de março de 2024

Cemig é cobrada a instalar 120 subestações de energia limpa, grande parte delas no ensolarado Norte de Minas

Terça 06/07/21 - 7h42

Divulgação do deputado Gil Pereira:


Em reunião conjunta do Assembleia Fiscaliza, no último dia 1º/07/21, destinada à prestação de contas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e Cemig, parlamentares demonstraram sua preocupação com a infraestrutura necessária à expansão da energia solar fotovoltaica e as ações adotadas no enfrentamento da pandemia de Covid-19, para redução de seus impactos, bem como sobre o planejamento estruturado para a retomada das atividades econômicas.

Participaram deputados das comissões de Desenvolvimento Econômico; Assuntos Municipais e Regionalização; Minas e Energia; Educação, Ciência e Tecnologia; Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos; e Privatizações.

O deputado Gil Pereira, que presidiu parte dos trabalhos, solicitou ao presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, prioridade nos investimentos em energia fotovoltaica, inclusive através do Requerimento de Comissão 9.345/21, também direcionado à Sede-MG, para união de esforços com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para que seja autorizada a construção de novas estações de 500 KV nas regiões Norte e Noroeste de MG. Também participou da reunião o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

Subestações

Através do Requerimento de Comissão 9.342/21, Gil Pereira, reeleito como presidente da Comissão das Energias Renováveis, solicitou à Cemig que inicie o programa de instalação das 120 subestações de energia planejadas pela companhia para o período de 2023 a 2027, nas regiões do Norte, Noroeste e Leste de MG: “Trata-se de infraestrutura essencial para a continuidade do excelente crescimento das energias limpas em Minas Gerais, especialmente a solar fotovoltaica, segmento que lideramos na geração distribuída (GD) com 18% do total no país.”

“Somos os primeiros a atingir o marco histórico de 1 GW em potência instalada nesta modalidade, sendo a fonte solar campeã isolada da micro e minigeração. Toda essa energia solar é produzida a partir de painéis fotovoltaicos instalados nos telhados e nas áreas de casas, prédios residenciais, condomínios e edifícios públicos, incluindo os comerciais e industriais, além de propriedades rurais”, explicou Gil Pereira.

Investimentos e empregos

“É o melhor Estado para se investir, principalmente no nosso ensolarado Norte de MG. Significa atração de investimentos privados, geração de empregos locais e de qualidade, recursos para os governos (municipais, estadual e federal) investirem em saúde, educação e saneamento, além da produção de energia sustentável”, declarou Gil Pereira.

E completou: “Orgulho em fazer parte dessa conquista! Resultado de amplo trabalho e luta que travei pela inovadora legislação mineira para o setor, com leis de minha autoria, especialmente a Lei nº 22.549/17, primeira no país, que isenta de ICMS usinas até 5 MW, beneficiando sistemas de pequeno e médio portes”.

Termelétricas a gás

O deputado Gil Pereira também solicitou, através do Requerimento de Comissão 9.341/21, à Cemig e à Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) o início do investimento na expansão da rede de gasodutos e na instalação das usinas termelétricas a gás, no Estado, pelo município de Montes Claros.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais