Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - terça-feira, 16 de abril de 2024

Governo detalha o plano da vacina, com emprego inicial de 108 milhões de doses. "Meados de fevereiro", acena o ministro, sobre a data provável

Quarta 16/12/20 - 11h10

O governo federal revelou nesta manhã:
- Os grupos considerados prioritários, por estarem mais expostos e vulneráveis ao coronavírus, cerca de 51 milhões de pessoas serão vacinados na primeira etapa, o que vai vai exigir 108, 3 milhões de doses.
- Cada pessoa tomará 2 doses, e há perda de 5% de vacina nos processos de transporte e aplicação.
- A vacinação no Brasil deverá ser concluída em 16 meses – quatro meses para vacinar todos os grupos prioritários e, em seguida, 12 meses para imunizar a "população em geral".
- O secretário de vigilância do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, disse que o governo vai começar nesta quarta uma campanha de comunicação dividida em duas etapas.
- A primeira é voltada a “transmitir segurança à população" em relação à eficácia das vacinas que o Brasil vier a utilizar.
- A segunda etapa será o momento de chamar as pessoas para receber as doses.
- O plano leva em conta a vacina desenvolvida em parceria da Universidade de Oxford com o laboratório AstraZeneca.
- O Brasil tem acordo para receber 100 milhões de doses da vacina até julho.
- No segundo semestre, a previsão é de que a Fiocruz, parceira de Oxford e da AstraZeneca, produza 160 milhões de doses.
- O governo informou que pretende comprar todas as vacinas avalizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
MEADOS
"Pode começar em meados de fevereiro". Foi a data prevista para a vacina, segundo o ministro da Saúde.
TODOS
O ministro garantiu que todos os brasileiros receberão a vacina de forma gratuita, nos postos de vacinação. "Vacinas registradas, vacinas garantidas em sua segurança e eficácia. Nós não podemos brincar com a saúde da população brasileira", afirmou.
SIMPLES
"Não se preocupem com a logística. A logística é simples, apesar do nosso país ser desse tamanho, nós temos estrutura, nós temos companhias aéreas, nós temos Força Aérea Brasileira, nós temos toda a estrutura já planejada e pronta", acrescentou.
LOGÍSTICA
Os estados serão responsáveis pela logística e distribuição em seus territórios. Assim, terão de fazer a vacina chegar aos municípios, que aplicarão as vacinas.
ONDE
"Onde que está o ´Q´ da questão? No cronograma de distribuição e imunização, que é um anexo do plano. Esse cronograma depende de registro [da vacina]. Eu posso falar em hipóteses, nós temos mais de 300 milhões de doses já negociadas, algumas já com os recursos para isso", completou

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais