Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 18 de abril de 2024

Primeiro caso de fungo mortal no Brasil, identificado na Bahia, faz Anvisa emitir alerta geral

Quarta 09/12/20 - 7h20

A Anvisa emitiu um alerta sobre investigação em curso do possível primeiro caso positivo de Candida auris, no Brasil
TEMIDO
Trata-se de fungo resistente a medicamentos, responsável por infecções hospitalares, e que se tornou um dos mais temidos do mundo.
EMERGENTE
No alerta, a Anvisa afirmou que o Candida auris (C. auris)"é um fungo emergente que representa uma séria ameaça à saúde pública".
PODE
A infecção por C. auris é resistente a medicamentos e pode ser fatal.
MUNDO
No mundo, estima-se que infecções fúngicas invasivas de C. auris tenham levado à morte de entre 30% e 60% dos pacientes.
CATETER
O fungo foi identificado em "amostra de ponta de cateter de paciente internado em UTI adulto em hospital do Estado da Bahia".
ATÉ
A Anvisa afirma que a amostra ainda será submetida a "análises fenotípicas (para verificar o perfil de sensibilidade e resistência)" e "sequenciamento genético do microrganismo (padrão-ouro)" até a confirmação oficial do caso.
EVITAR
A Anvisa recomendou o reforço da vigilância laboratorial do fungo em todos os serviços de saúde do país, entre outras medidas de controle e prevenção para evitar um surto.
2009
O fungo foi identificado pela primeira vez em 2009 no canal auditivo de uma paciente no Japão. Desde então, houve casos identificados em países como Índia, África do Sul, Venezuela, Colômbia, Estados Unidos, Israel, Paquistão, Quênia, Kuwait, Reino Unido e Espanha.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais