Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 28 de março de 2024

Observatórios confirmam tremor de terra, de 4,2 graus (depois, rebaixado para 3,7), nos arredores de BH; há relatos de Contagem, Betim, Esmeraldas e Ribeirão das Neves. Januária tremeu dia 28

Segunda 02/05/16 - 8h

Mapa: Obsis/UNB
Na manhã de hoje, moradores dos arredores de Belo Horizonte relataram tremores de terra. Em grupos do WhatsApp, os moradores relataram tremores nas cidades de Contagem, Betim, Esmeraldas e Ribeirão das Neves, depois das 6 horas da manhã.
4,2 GRAUS
O Corpo de Bombeiros informou que não recebeu nenhum chamado das 4 cidades. No Observatório Sismológico da Universidade de Brasília há registro de tremor de terra de 4,2 graus em Esmeraldas, ocorrido às 6h21 de hoje.
SETE LAGOAS
Na madrugada e manhã de 24 de março, moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte e da região central de Minas também relataram dois tremores de terra, sentidos nas cidades de Sete Lagoas, Esmeraldas, Pedro Leopoldo, Matozinhos, Capim Branco, Prudente de Morais e Confins.
JANUÁRIA
Ainda de acordo com o Observatório Sismológico de Brasília, a terra também tremeu em Januária, no dia 28 de abril. O tremor foi de 2,4 graus.
USP
Também o Observatório Sismológico da Universidade de São Paulo registrou o tremor de terra em Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O tremor atingiu 4,2 graus na Escala Richter.
FRIO
BH, na manhã do tremor, teve a temperatura mais baixa de 2016. A mínima registrada foi de 11,5 graus entre 6h e 7h de hoje. Em Maria da Fé, sul de Minas, a temperatura desceu a 0,4 graus.
RAZOÁVEL
O professor George Sand, que esteve em Montes Claros para avaliar os tremores, disse que o terremoto nos arredores de BH hoje foi próximo de Esmeraldas, mas, com a magnitude "razoável" e, por isso, sentido por moradores de cidades próximas.
“A região que engloba Esmeraldas e Betim tem históricos de tremores, mas com magnitudes de 2.8, 3.1, que geralmente não são sentidos. Já o de hoje foi maior. É um efeito natural que pode ter como causa falhas geológicas. Não foi causado por nenhuma explosão”, justificou.
REBAIXADO
Por volta de 9h21, o Observatório de Brasília rebaixou o tamanho do tremor de terra ocorrido hoje nas proximidades de Esmeraldas, Região Metropolitana de Belo Horizonte. O tremor baixou de 4,2 para 3,7 graus.
PLACAS
O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), através do técnico João Roberto Barbosa, informou que o epicentro do tremor de hoje deve ficar entre Esmeraldas e Betim. Na sua opinião, trata-se de sismo moderado, comum no território nacional: "Estamos no centro da placa sul-americana e, por isso, não convivemos com grandes terremotos como os que acontecem nas bordas das placas com magnitude 6", acrescenta.
TRINCAS
José Roberto diz que um abalo sísmico da ordem de 3.5 a 3.8 não tem atividade catastrófica e são frequentes percebidos no Centro-Oeste, Norte e Sul do país. "Eles podem causar trinca nas paredes, derrubar objetos e a queda de uma casa, por exemplo, só ocorreria se o epicentro estivesse exatamente embaixo de uma casa completamente desestruturada", pondera.
CENTÍMETROS
A causa seria a movimentação das placas tectônicas, que anualmente se deslocam alguns centímetros. "A terra é dinâmica e as diversas placas que formam os continentes se movimentam. Os materiais vão se atritando e acumulando tensões que são liberadas gradativamente".
122 TREMORES
Pelos números disponíveis, o Brasil teve 122 tremores de terra em 2016. Minas, segundo o Observatório Sismológico da UnB, é o Estado com mais tremores.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais